Administração Condominial

 Em Blog

Como lidar com os conflitos gerados pelo uso do cigarro e o comercio irregular no condomínio

A Administração Condominial bem como a gestão de conflitos em condomínios representa o mais novo desafio dos síndicos modernos, que além de saber administra com eficiência, envolvendo aspectos gerenciais, humanos, financeiros, bancários, contábeis etc, também tem que ter noções de mediação de conflitos entre vizinhos.

Drogas e Cigarro: Uma preocupação que tem esquentado a cabeça de muitos síndicos está ligada ao consumo de entorpecentes dentro do condomínio. O porte de maconha para consumo próprio, por exemplo, não é crime no país. No entanto, é possível que esta prática gere inconvenientes para os outros moradores. A reação, contudo, deve variar de acordo com o local em que o condômino usa o entorpecente. A policia deve ser acionada apenas quando os efeitos alucinógenos começam a incomodar ou colocar outros moradores em risco. Quando o uso é em áreas comuns do prédio, a historia é outra, a administração do prédio pode até enquadrar o condômino em uma conduta anti-social. No caso de cigarro, as regras variam de acordo com a legislação antifumo de cada município.

Comércio: Com expansão do mercado autônomo e de projetos de trabalho remoto, tornou-se comum que profissionais de diversas áreas atendam clientes em suas próprias residencias. Apesar dos benefícios para os profissionais, esta prática pode ser reduzida em riscos de segurança para os outros moradores. Se o condomínio é residencial, manter uma atividade comercial no imóvel é irregular. Muitas vezes, no entanto, é difícil comprovar estes caos. A solução para os casos mais graves é restringir a entrada de desconhecidos, por exemplo.

Deixe um comentário