Convivência e cidadania

 Em Cidadania

Convivência e Cidadania - Administradora ParanáDurante toda sua história, o ser humano sempre viveu em sociedade. Afinal, essa é uma maneira mais segura e vantajosa para enfrentar os desafios cotidianos da vida. Na pré-história, estar em um grupo era muito mais seguro para se defender de animais selvagens e muito mais fácil para caçar.

Hoje em dia, não podemos dizer que muita coisa mudou. A sociedade continua trazendo mais segurança para o indivíduo e facilitando sua vida em diversas atividades, como não precisar plantar e colher, tendo todos os alimentos disponíveis no supermercado.

E quem mora em um condomínio, sabe a importância que a boa convivência e a cidadania têm. Afinal, são diversas famílias convivendo juntas e dividindo os mesmos espaços. Por isso, a Administradora Paraná, que realiza a administração de diversos condomínios residenciais e comerciais, resolveu falar sobre esses dois assuntos tão importantes.

Como conviver bem?

Já ouviu aquele ditado que diz que “a sua liberdade vai até onde começa a do outro”? Pois então, essa é uma regra de ouro para a convivência. Você tem o direito de ouvir música no seu apartamento desde que ela não atrapalhe o direito do seu vizinho. Assim como você tem liberdade para usar as áreas comuns do condomínio desde que a maneira que você está utilizando não atrapalhe os demais moradores.

Portanto, praticar a empatia (se colocar no lugar do outro) é a melhor maneira de ter uma boa convivência com seus vizinhos. Antes de realizar uma ação que possa afetar outra pessoa, pense como você reagria se tal feito fosse com você.

E sobre a cidadania?

Ser cidadão implica em direitos, mas também em deveres. Por exemplo, é direito do cidadão contar com um serviço de coleta de lixo, mas é seu dever realizar a separação desse lixo, pensando no bem-estar da natureza e, consequentemente, o nosso próprio bem-estar.

Agir com cidadania e estar consciente de que seus atos são importantes e que têm consequências para toda a sociedade. É você quem escolhe se vai recolher a sujeira do seu cachorro no gramado, se vai ajudar a economizar água e se vai separar o lixo. Ser cidadão depende apenas das suas atitudes.

Posts recentes

Deixe um comentário

Exercer Cidadania nos Condomínios - Administradora Paraná