Fraudes de Boletos | Cuidados do Usuário

 Em Finanças de Condomínios

Fraudes de Boletos | Cuidados do UsuárioA mesma internet que facilita (e muito) nossa vida, também esconde alguns riscos. As fraudes nesse ambiente não param de crescer e enganam até quem tem bastante familiaridade com o mundo digital. Por isso, todo cuidado é pouco quando o assunto é links, pagamentos e envio de informações. São basicamente nesses três pontos que os criminosos agem.

Mas neste artigo, a Administradora Paraná vai falar exclusivamente sobre fraudes de boletos, que é um assunto que está muito relacionado aos serviços que oferecemos. Afinal, nós realizamos a cobrança da taxa de condomínio por meio do envio de boletos para os moradores. Mas como funcionam as fraudes de boletos.

Bom, existem várias maneiras de se fazer fraude de boletos, a Administradora Paraná vai citar as três mais comuns para que você possa ficar atento e não sair lesado.

1. Boletos falsos

O golpe dos boletos falsos não está limitado apenas a internet, ele acontece via Correios também. O criminoso envia por e-mail ou correspondência uma quantidade enorme de boletos falsos, para diversos destinatários, referente à taxa de condomínio, por exemplo. Uma pessoas que está um pouco distraída, simplesmente acredita que o boleto do condomínio chegou e realiza o pagamento. Por isso, sempre confira com atenção se o boleto que você está pagando não é falso.

2. Vírus do boleto | Bolware

Essa prática é a mais sofisticada de todas porque ela age sobre um boleto verdadeiro. Um vírus instalado na máquina vai identificar os boletos que são gerados pelo computador, em uma compra online, por exemplo, e vai automaticamente fazer as alterações dos dados do favorecido do boleto. Assim, o dinheiro vai direto para a conta do fraudador. A solução é instalar um antivírus no computador.

3. Vendedor falso

Essa modalidade de golpe geralmente começa com o anúncio falso de um produto (com um preço muito bom). Ao clicar no anúncio, o usuário é direcionado para um conversa via chat/Whatsapp e o criminoso entra em contato se passando por vendedor. Então ele envia boletos falsos ou pede o depósito em conta corrente. E claro, o produto anunciado nunca é entregue.

Agora você já sabe como funcionam os principais golpes envolvendo boletos e pode utilizar todos os serviços oferecidos pela Administradora Paraná com mais segurança.

Posts recentes

Deixe um comentário

Ética e transparência na gestão financeira do condomínio - Administradora Paraná