Ética e transparência na gestão financeira do condomínio

 Em Finanças, Gestão

Ética e transparência na gestão financeira do condomínio - Administradora ParanáQuando se trata de administração condominial, um dos assuntos mais importantes é a gestão financeira, que por sua vez exige eficiência e transparência para que a coletividade tenha segurança e tranquilidade no gerenciamento dos recursos financeiros.

No entanto, muitas vezes este cenário não é como o esperado e acontecem situações desagradáveis que acabam prejudicando e provocando problemas para os moradores. Afinal, alguns síndicos eleitos, por inexperiência ou por falta de um apoio profissional, acabam não demonstrando claramente o comportamento das finanças de seu Condomínio, gerando dúvidas e insatisfação para aqueles que acompanham o dia a dia do Condomínio.

Tendo em vista esta realidade, a Administradora Paraná preparou esse artigo que vai mostrar algumas atitudes que ajudam a tornar a gestão financeira do condomínio mais transparente.

Divulgação constante e efetiva dos balancetes

Inicialmente é de suma importância a participação dos proprietários e moradores no acompanhamento da gestão de seu condomínio, pois quando há este envolvimento entre as partes os resultados são muito positivos. Em contrapartida, o síndico deve sempre divulgar o resultado financeiro para os condôminos, sejam eles através de editais, nos boletos bancários, e-mail, portal da administradora e aplicativos que auxiliam neste contexto. Quanto maior a divulgação, maior será o nível de transparência e confiabilidade da gestão.

Participação dos moradores

Como já foi dito, a participação dos condôminos é de suma importância, especialmente quanto ao quórum de participação nas assembleias, fundamentais para deliberação dos assuntos importantes do Condomínio. E infelizmente a realidade de muitos condomínios traduz em baixa adesão nas reuniões, muitas vezes motivadas pela falta de tempo dos moradores, por desinteresse dos assuntos pautados, ou pela morosidade como as questões são conduzidas nas assembleias. Neste sentido, compete ao síndico usar a criatividade e as redes sociais a fim de despertar o interesse e gerar envolvimento dos condôminos nas situações relevantes de seu Condomínio, comunicando sempre os assuntos úteis e importantes, como por exemplo, o início de uma obra, um reparo que foi feito, alguma atividade interessante que acontecerá na vizinhança do condomínio, apresentação de um serviço que seja interessante a coletividade, entre outros. O importante é fazer com que os moradores se sintam parte do processo e da vida do condomínio.

Acesso aos dados financeiros

Assim como o Governo Federal criou o Portal da Transparência, que divulgada publicamente todos os gastos de gestões municipais, estaduais e federais, seu condomínio também precisa disponibilizar para a consulta todas as saídas e entradas, sempre bem discriminadas. O ideal é que esse documento fique disponível online para consulta sempre que um morador desejar analisar os dados.

Administradora de condomínios

Você também pode contar com a ajuda de uma administradora de condomínios para realizar uma prestação de contas organizada e transparente. A Administradora Paraná tem como foco principal a transparência na gestão financeira, oferecemos aos nossos clientes todo suporte necessário para que todos tenham acesso à prestação de contas de seu Condomínio. A Administradora Paraná, está há 29 anos mercado inovando e investindo em tecnologia, e contando com o apoio de um time de profissionais capacitados para elaborar relatórios financeiros estruturados, e que colaboram para que os moradores saibam todos os detalhes da gestão financeira e fiquem tranquilos sabendo que o síndico e administradora estão realizado um ótimo trabalho.

Posts recentes

Deixe um comentário

Gestão Feminina de Condomínios - Administradora Paraná